Redis no Azure

Redis no Azure

Olá, meus amigos.

Para quem ainda não me conhece, meu nome é Joel Backschat. Sou arquiteto de Software da Fcamara, atuando na divisão portuária e na divisão de inovação.

Nesse vídeo, a ideia é entendermos o básico de uma ferramenta quem vem sendo agregada em vários portais de grande porte no Brasil e no mundo devido sua grande velocidade e baixo consumo.

O Redis.

Escrito em c++, possibilita seu uso em qualquer ambiente, seja ele Linux, Windows ou Mac. Em ambientes Windows, o pessoal da antiga Microsoft Open Tech vem sendo responsável por migrar as últimas versões para Windows sendo que para ambientes Windows a última versão migrada é a versão 2.5. Atualmente o Redis em sua versão Stable está na versão 3.0.5.

É difícil classificar exatamente o que é o Redis, mas existe uma vertente forte para o uso do Redis como uma ferramenta de cache. Grandes arquitetos de software brasileiros, como Roberto Marin, exemplifica em sua palestra no site da InfoQ, como o seu pessoal vem usando o Redis com sucesso no portal Viva Real, onde o mesmo atua.

Apesar de implementado em C, o Redis possui clientes para um grande número de linguagens, por exemplo:

ActionScript
Java
Javascript
node
Objective-C
Swift
Ruby
Scala
PHP
Python

Todos os clients disponíveis podem ser vistos direto no site do Redis. O que vamos utilizar hoje é o Jedis, que é uma implementação do mesmo para Java. Vamos criar um serviço do Redis no Azure e consultar através e uma aplicação Java que vamos criar localmente.

 

Sem Comentários

Envie um comentário